Encenação de última pena de morte no Brasil em Pilar vai contar com a presença dos Jornalistas Genand Lopes e Miguel Torres
![]() |
Foto: Tnh1. Gernand Lopes, vai fazer uma participação especial, como o escrivão. . |
O espetáculo teatral vai ter uma única apresentação, no sábado, dia 28, a partir das 20 h, no Ginásio de Esportes Nossa Senhora do Pilar.
Um dos episódios mais importantes da história da cidade do Pilar e do Brasil, a última pena de morte registrada no país, volta a ser revivido em um grande espetáculo teatral. Em 28 de abril de 1876 foi aplicada a última penas capital do Brasil, o escravo Francisco foi enforcado. A acusação era que o escravo matou a pauladas e punhaladas um dos homens mais respeitados de Pilar e sua mulher.
O assassino recorreu ao imperador dom Pedro II, rogando que a pena capital fosse comutada por uma punição mais branda, como a prisão perpétua. O monarca, poucos dias antes de partir para uma temporada fora do Brasil, assinou o despacho: não haveria clemência imperial.
Dom Pedro II, apesar de ser contrário à pena de morte, sabia que despertaria a ira das elites agrárias que lhe davam sustentação se abolisse oficialmente a lei que as protegia. Preferiu agir com cautela e manter a lei.
Lei municipal
Em 30 de junho 2008, a Câmara Municipal aprovou e foi sancionada uma lei que fica instituída, em âmbito municipal o Dia da Encenação da Última Pena de Morte do Brasil a ser comemorado, anualmente, no dia 28 de abril e torna facultativo ponto dos servidores públicos municipais.
O espetáculo
![]() |
O espetáculo acontece há 18 anos. |
No próximo sábado, dia 28, como já é de costume nos meses de abril em Pilar, esse fato histórico volta a ser revivido em um grande espetáculo teatral. Todos os anos o elenco conta personalidades conhecidas do público, esse ano o jornalista Miguel Torres, vai está no papel de Dom Pedro e o apresentador do Programa Fique Alerta da Tv Pajuçara, Gernand Lopes, vai fazer uma participação especial, como o escrivão. .
Por. Pedro Quirino
Nenhum comentário