Últimas notícias

Ministério Público inaugura em Cajueiro casa de acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade


 manhã foi de plantar mais esperança na vida de crianças do Vale da Paraíba que vivem em situação de vulnerabilidade social. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) inaugurou uma casa de acolhimento para assistir vítimas das cidades de Cajueiro, Capela, Chã Preta, Maribondo, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa. A ação tem suporte do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), do Núcleo da Infância e da Juverntude e das Promotorias de Justiça locais, do projeto “Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente – Acolher e Proteger”.
A casa de acolhimento é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público, gestores municipais, representantes do Poder Legislativo Municipal após audiência pública que contou com a participação de autoridades e de representantes da sociedade civil organizada. Como nas demais já inauguradas, a casa de acolhimento do Vale da Paraíba funcionará cm forma de consórcio, onde todos os investimentos
O coordenador do CAOP, promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, falou em nome do procurador-geral Alfredo Gaspar sobre a importância do espaço acolhedor na vida das crianças.
“As crianças precisam encontrar nessa casa o sentimento de amor e acolhimento. Aqui falamos em sonho, porque há o sonho de todos os servidores que aqui trabalharão fazendo com que elas sonhem também, já que foram arrancadas de onde não viam mais esperanças”. E concluiu: ‘sem sonhos, a vida não tem brilho, sem metas os sonhos não têm alicerce, sem prioridades os sonhos não se tornam realidade”, enfatizou o coordenador do Caop.
Em nome do chefe ministerial, ele também agradeceu aos promotores de Justiça, gestores e a todos da sociedade civil que acreditam na ideia.
Para a promotora de Justiça de Cajueiro, Maria Luisa, o momento exprime felicidade, esperança e respeito às crianças e aos adolescentes.
“Hoje é um dia histórico do ponto vista para o Ministério Público que tem sido visto como carrasco, aquele que cobra. Aqui há uma prova de que a parceria da instituição com o poder executivo, em prol da sociedade, poder dar certo. Queremos afirmar que todas as vezes em que o poder Executivo tiver interesse em beneficiar , de fato, a comunidade, estaremos dispostos querendo participar dessa transformação social. Ressalto, também, que, apesar de ser uma casa de acolhimento, nós atuantes, que lutamos pelas crianças e adolescentes estaremos sempre unindo forças para a garantia dos seus direitos”, afirma a promotora Maria Luisa.
Também participaram do evento, os promotores de Justiça, Anderson Cláudio, de Viçosa, e Ricardo Libório, de Maribondo. Marcaram presença, os prefeitos: Antônio Palmery Melo Neto, de Cajueiro; Adelmo Moreira Calheiros, de Capela; Áureo Teixeira, vice-prefeito de Chã Preta; Juliana Lopes de Farias Almeida, de Mar Vermelho; Maxwel Tenório Cavalcante, de Pindoba; Marcelo Ricardo Vasconcelos Lima, de Quebrangulo; David Daniel Vasconcelos Brandão de Almeida, de Viçosa.
Fotos: Janaina Ribeiro/ MPAL

Nenhum comentário