Últimas notícias

Sesau promove ação educativa de combate ao tabagismo em escola da rede estadual de ensino


 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e do Programa Saúde na Escola, promoveu uma ação educativa para alunos da Escola Estadual Professor Mário Broad, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió. A iniciativa tratou dos riscos que o uso do cigarro causa à saúde, a fim de evitar que os adolescentes tenham o primeiro contato com o tabaco.
 

A ação educativa foi realizada em quatro turmas da escola, sendo duas do 8° ano e outras duas do 9° ano, ambas do Ensino Fundamental II. Durante a palestra, os técnicos da Sesau explicaram para os estudantes sobre os perigos do cigarro eletrônico, também conhecido como vape, que se popularizou bastante entre os mais jovens nos últimos anos e também é muito nocivo à saúde.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, destaca que o objetivo da ação é desconstruir o tabaco como algo sedutor para os adolescentes. “Trabalhamos com a prevenção, pois é fundamental evitar que os mais jovens deem o primeiro trago. Afinal, pessoas que têm o tabagismo como vício possuem muita dificuldade para deixá-lo. Por isso, é fundamental que os alunos tenham informações confiáveis sobre o perigo do tabaco e do cigarro eletrônico”, afirmou.

 

Conforme aponta o Ministério da Saúde (MS), o uso de tabaco ocupa o segundo lugar no ranking de drogas mais experimentadas no país. A idade média de experimentação do cigarro entre os jovens brasileiros é de 16 anos, tanto para meninos quanto para meninas. No Brasil, estima-se que mais de 155 mil pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, que contribui para o desenvolvimento de diversas enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade, entre outras.

Agencia Alagoas

Nenhum comentário